Maratona: Você esta pronto pra uma?

maratonaUm corredor pode se preparar com facilidade para correr poucos quilômetros e não encontrar obstáculos quando seu percurso é de 5 km ou 10 km. No entanto, se ele deseja fazer uma maratona, alguns problemas como grande cansaço, lesões ou até um mau desempenho podem aparecer se o preparo não for adequado.

Fazer uma maratona apresenta certos desafios que são considerados únicos para o esportista. Fazer refeições à base de bons carboidratos é considerado essencial para que a maratona seja completada com sucesso, já que suas reservas de glicogênio praticamente desaparecem durante a corrida. Verificar também a quantidade de calorias necessárias para se correr uma maratona é essencial. Ingerir bebidas isotônicas também é importante, para evitar a desidratação, uma das ocorrências bastante comuns com atletas que ingerem poucos líquidos.

Proceder a uma verificação do tempo de corrida é muito importante. Esse cálculo ajuda na hora de verificar em quanto tempo médio o corredor é capaz de cumprir a meta da maratona. Ele também deve lembrar que a maratona não consiste de grande velocidade, mas de constância e equilíbrio corporal durante as horas do percurso.

Fazer um treinamento para a maratona vai exigir corridas longas semanais para que o corpo vá se adaptando à grande quilometragem. Fazer esse treinamento junto a um grupo de corredores faz com que o tempo passe mais rápido e sem tédio.

Quando se corre um percurso grande, a pele das pernas é friccionada e pode dar origem a escoriações. Uma dica é utilizar sempre roupas feitas de materiais sintéticos, que não ficam molhados. O algodão é um tecido que caso fique úmido, é mais difícil de secar. Utilizar um produto lubrificante em locais como a parte interna das coxas, sob os braços e outros, evita que ocorram escoriações e machucaduras.

O treinamento para a maratona pode ser desenvolvido em uma esteira, no entanto, o esportista deve fazer algumas corridas ao ar livre, para se acostumar com o piso que é diferente, e com outras condições climáticas. Correr em um dia de chuva, durante o treinamento, ajuda a lidar com uma situação semelhante que possa ocorrer no dia da corrida.

Assim como a roupa deve ser confortável e de material sintético, os tênis a serem utilizados devem ser adequados a uma maratona. Assim que se decide correr uma maratona é importante escolher o tênis ideal e “amaciá-lo” durante os treinamentos, para que no dia da corrida os pés estejam totalmente confortáveis e adaptados.

Fique ligado no pessoal do viver correndo tem sempre novidade por la: quais são os melhores tênis para corridateste e identifique o seu tipo de pisadacorrida de rua no viver correndo


Leave a Reply